quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Livro: Vanessa & Virginia



Vanessa & Virginia é um daqueles livros bem poéticos. Acabei me encontrando com ele na Bienal do Livro de Minas. Não sabia de sua existência. E foi amor à primeira vista.

O livro conta a história das irmãs Vanessa Bell, a pintora, e Virgina Woolf, a autora. Quando vi o filme As horas - e depois, ao ler o livro -, percebi que a relação das duas foi bastante delicada. E o livro conta, da perspectiva de Vanessa, como se deu a chegada de Virgina à família, o ciúme que o nascimento da caçula despertou em Vanessa e como as duas se relacionaram durante a infância e adolescência e, posteriormente, a vida adulta. Tudo é narrado de forma bem leve, poetizando cores e formas - as das pinturas de uma e as das escritas da outra.

É um volume bem fino, de leitura rápida, mas que pode dar preguiça para quem quer uma história mais objetiva ou mais clara. Há muito de subjetivo no ar, o que pode enfastiar os leitores mais ávidos.

Vanessa & Virginia foi o livro que escolhi para dar de presente no amigo oculto do Clube de Leitura da Set Palavas. Porque o livro do mês era Mrs. Dalloway, uma obra linda da Virginia Woolf. E porque eu levei As horas para emprestar para quem quisesse. Tenho apego a As horas... Acabou que a sorteada pra ficar com Vanessa & Virgina foi a Bárbara. E eu acabei dando o As horas pra Aline Mangaravitti. Me desfiz de dois livros e saí de lá bem leve. :-)

_______________
Aline, que prefere ser chamada de Lile. Ou de Nine...