quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Livro: 17 grandes polêmicas do futebol brasileiro



Pra quem gosta de discutir futebol, esse livro é uma delícia!

O autor, Sérgio Xavier Filho, foi durante muitos anos editor da revista Placar e fez uma pesquisa bem extensa sobre questões bem polêmicas do futebol brasileiro. A que mais me divertiu foi a dos mil gols de Túlio e de Pelé. Gente, como é que pode??? Tudo inflacionado!

A história dos campeonatos brasileiros também foi bem interessante. Eu não entendia muito o motivo de dizerem que o futebol nacional é muito desorganizado. Só lembrava de problemas de datas de campeonatos, agendas muito cheias e etc. Mas o Sérgio conta a história dos títulos nacionais, como eles foram criados, unificados e polemizados. Muitas coisas podres no futebol. A máfia do apito, que sacudiu o futebol brasileiro em 2005, também está lá.

O livro tem uma pesquisa muito grande, muitos números, muitas lógica, muitos apontamentos. Nem sempre o autor chega a uma conclusão. Em alguns casos, como na pergunta se Tite é maior ou menor que Telê, ele fala que a resposta depende da Copa de 2018. Se o Brasil for campeão (oremos... eu tento não torcer, mas não dou conta), Tite sai vencedor dessa disputa. Nesse capítulo, também é interessante ver a posição do treinador na profissionalização do futebol.

O principal do livro: definitivamente, o Galo é o time mais injustiçado do Brasil. Tá lá, só conferir.

Como não vou ficar com o livro, pensei em ofertar no Twitter, como sempre faço. Mas aí lembrei de um dos meus amigos de Twitter, o Israel Marinho. Ele é jornalista e fanático por futebol. Tem só um probleminha: é cruzeirense. Mas é uma pessoa muito bacana, apesar disso (hahahaha). Daí, o livro vai pra ele!

_______________
Aline, que prefere ser chamada de Lile. Ou de Nine...